quinta-feira, 30 de julho de 2015

Amor via Skype: uma forma de atenuar o vazio.

Amor via Skype: uma forma de atenuar o vazio.


O Skype ajuda bastante a matar a saudade de quem não podemos ver fisicamente. Matamos a saudade de quem amamos com olhos grudados no monitor.
As novas tecnologias não substituem e não alcançam a plenitude do cuidado real, mas, na impossibilidade do encontro presencial, ajudam a cultivar o vínculo.
Muitos pais, filhos, avós, netos, tios, sobrinhos, primos só ‘convivem’ através do Skype, mas reclamam que quando a criança é pequena, ela não consegue conversar por muito tempo e após responderem que estão bem, querem terminar a conversa deixando decepcionado quem está do outro lado da telinha e que na maioria das vezes esperou dias para falar com o ente querido.
 Por isso, pensei em reunir aqui algumas táticas para inspirar a diversão através das chamadas com vídeo.

1.Teatrinho com Fantoche
Fica até mais legal do que fazer pessoalmente, já que você pode se esconder da câmera deixando apenas o fantoche a mostra. Se estiver sem dinheiro para comprar um, faça com uma meia velha (na internet ensina como).
           2.Comendo junto
          Além da possibilidade de se “sentar” na mesa através de um notebook ou tablet,      você pode “brincar” com a comida, por exemplo, “soprando” pela tela uma colher de sopa quente ou fazendo aviãozinho.

           3.Convidado surpresa
           Pegue algum brinquedo ou boneco que tenha em casa e durante a ligação do Skype, faça com que ele apareça de surpresa e entre na conversa. Ah, e se você tiver bichos de estimação, mostre pra câmera sempre que possível.
           4.Deixa eu ver?
           Uma coisa que as crianças adoram é mostrar o que fazem ou o que aprendem, durante a ligação do Skype pergunte pelos últimos desenhos e quais são as novidades, como o dente que caiu ou a técnica que aprendeu pra amarrar os tênis.
           5.Brincar de Estatua.
           Um dos participantes, após jogar dois ou um, coloca uma música. Enquanto a música toca os jogadores dançam livremente, mas quando o líder disser: “Estátua!”, a música para e todos os participantes devem congelar e manter a mesma pose sem mexer.
            6.Brincar de mímica
            Por meio de gestos faça a criança adivinhar o que você queria dizer.
            7.Ler um livro
            Compre livros de histórias infantis, ou baixe da internet. Conte alguns capítulos cada vez que falar com a criança. Ela ficará ansiosa por saber o final.
             Da mesma forma que você faria isso ao vivo, você pode ler para elas na cama (caso eles usem o Skype em notebook, celular ou tablet). Uma opção para os mais modernos é compartilhar tela enquanto lê e-books infantis.

            8.Mostrar fotografias
           Aproveitem esse momento para mostrar ao filho alienado como vocês eram felizes juntos. Mostre fotos dos avós, tios, primos e todos que estiverem afastados do convívio.  
           9.Brincar de massinha
           Brinquem de fazer objetos com massinha de modelar e mostre o passo-a-passo da construção para seu filho.  
           10.Campeonato de caretas
           Faça caretas, ganha quem conseguir não sorrir.
           Pais e mães alienados lutem para não perderem o vínculo com os filhos. Vamos juntos pensar em soluções. Vamos usar a criatividade. Deixe aqui a sua sugestão.
           O tempo passado não volta mais. Não perca momentos imperdíveis. O objetivo do alienador é dificultar ao máximo o contato. Não se deixe abater. Se só resta o Skype, é com ele que manterá os vínculos amorosos/afetivos.
           Quebre o círculo vicioso de dor e conquiste um modo mais gratificante de viver e amar.
          Os alienadores querem vencer os alienados pelo cansaço. Quer torna-los infelizes e insatisfeitos. Aproveite cada oportunidade de contato com a criança. Se é Skype que tem, que ele sirva para enviar o seu amor e atenuar o vazio!



Nenhum comentário:

Postar um comentário