sexta-feira, 21 de agosto de 2015

'A galinha dos ovos de ouro'

             ERA UMA VEZ uma alienadora parental. Ela era conhecida por ser muito egoísta e nunca estar satisfeita com nada.  Tudo que via, queria. Tudo tinha que ser de monte: muitas roupas, muitos calçados, muitas bolsas, muitas xícaras, muitos pratos e assim por diante.

             Por mais que lhe dessem ou fizessem, ela reclamava. Não bastava dar casa, carro, renda de locação, pensão. O ‘infinito’ ainda era pouco!

             Se estava sol, queixava-se do calor; se estava frio e chuva queixava-se do dinheiro pago pelo genitor do filho que era pouco e não sobrava sequer para irem ao shopping… 

             Para além do mais, era capaz de TUDO por uma moeda de ouro!

             Um dia, um duende brincalhão que pelo ex marido passava ouviu o que ele comentava sobre ela, e decidiu provar se era verdade.

              Numa tarde em que a mulher vinha do cabeleireiro, o duende apareceu-lhe de dentro do tronco de uma árvore e disse-lhe: “Olá boa e exemplar mãe! Sentes-te bem? Pareces cansada e triste… Será que estás com fome ou doente?

              A mulher, bem sedutora, sorriu com a presença do duende e respondeu:

              - “Não… não estou doente nem cansada, e também não tenho fome… nada de mal se passa comigo. Só estou triste porque eu e meu filho somos perseguidos, o pai é um miserável, quer vender a casa, eu não trabalho e por isso, somos pobres e não conseguimos ter muitas coisas boas como gostaríamos de ter… 

               Então o duende respondeu:

               - “Se não tens fome nem frio nem estás doente, então alegra-te porque não és pobre!”

               Mas a alienadora insistiu:

               - “Sou sim. Uma mulher que ganha meio salário é pobre!”

               O duende riu-se e respondeu:

               - “Olha que estás enganada. Eu se quiser posso ter todo o ouro do mundo, pois como sou duende sei onde se escondem todos os tesouros. Mas a mim o que me faz falta é a luz do dia, ter o que comer e uma casa quentinha onde possa dormir descansado. Além disso preciso de ter saúde e ser forte para poder caminhar e apreciar tudo o que me rodeia. E como tenho tudo isso sou muito rico e feliz!

               - “Disparate!” Disse a mulher, e insistiu “Ser pobre quer dizer que não se tem ouro. E como eu não tenho ouro não posso ser feliz”.

               - “Tenho muita pena de ti mulher” disse-lhe o duende “E para que sejas feliz como achas que deves ser, vou dar-te UMA CHANCE:

                - Seu filho será como uma galinha que todos os dias porá um ovo de ouro. Só terás que deixar o pai conviver com o filho em tempo equilibrado e recolherá todos os dias um ovo. Não tarda nada, terás todo o ouro que sempre desejaste ter e tu e teu filho serão felizes para sempre”.

                 Feliz a que se intitulava melhor mãe do mundo desatou a correr ladeira abaixo direitinho à casa, enquanto o duende ria às gargalhadas, pois, sabia que ela jamais conseguiria cumprir o pacto.

                 Assim que entrou em casa contou ao filho tudo o que tinha acontecido.

                Filho e mãe ficaram toda a noite à espera de um telefonema do genitor ausente para que o menino atendesse e pusesse o tão desejado ovo de ouro.

                De manhã cedo, o pai ligou como era de costume e depois de mais de um ano de silêncio finalmente o filho atende:

                - Alô papai!

                 Imediatamente diante dele apareceu um enorme e brilhante ovo de ouro!

                 Ao verem o ovo, a dupla ficou radiante mas, minutos depois, a genitora falava baixinho para que criança repetisse:

                 - Pergunte se aquela bruxa está lá. Pede pro seu pai não contar pra mulher dele que você ligou. Fala que quer vê-lo, mas sozinho. Insista para seu pai vir visita-lo aqui em casa. Não aceite ir na casa da madrasta, porque é ela quem afasta seu pai. Depois de se casar com ela, ele mudou. Vai, menino, FALA O QUE ESTOU MANDANDO!

                 Sem pestanejar o menino concordou e começou a esculhambar o pai.

                 O Duende vendo isto disse:

                 - Mulher egoísta. Queres o filho só para ti. Teu ódio é que mata tua ‘galinha dos ovos de ouro’. Pensas que és esperta, mas és burra. Com filho ausente o pai só paga a pensão. Com filho perto pai arca com roupas, calçados, cultura, lazer, educação. Praguejas tua falta de sorte e pobreza, no entanto, é teu egocentrismo que a deixas na situação em que estas.

                 Alienadora, vós sois como sepulcros caiados. Por fora sois bela como pedra pintada à cal, mas por dentro, sois fétida, podre, cheia de toda imundícia que os túmulos contêm.






3 comentários:

  1. Perfeito! Conheço exatamente pessoas assim. Querem tudo e distorcem as situações a seu favor. Pobres de espírito, perdem a chance de conviver em paz e fazer o melhor para as crianças.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Conheço exatamente pessoas assim. Querem tudo e distorcem as situações a seu favor. Pobres de espírito, perdem a chance de conviver em paz e fazer o melhor para as crianças.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto.... é, por muitas vezes, exatamente o que acontece e, isso, não podemos admitir, pois, não temos a ciências de quais problemas psicológicos futuros, este tipo de comportamento egocêntrico e medíocre de algumas "mães" podem causar nos filhos que crescem. Passo por estes problemas com meu filho de 6 anos, que mora com a mãe. Ela chega ao cúmulo de proibí-lo e puní-lo caso ele diga que gosta de ficar em minha casa, ou pior, o chantageia, caso ele esteja em casa e, quando ela liga, não diz que está com saudade dela.... Isso chega à ser doentio...
    Infelizmente, nossas autoridades não enxergam isso, achando que o melhor para a criança é continuar com a "mãe". Em meu conceito, o melhor para a criança é o bom senso.

    ResponderExcluir