segunda-feira, 23 de março de 2015

O filho usado como chantagem ou manipulação emocional.

O filho usado como chantagem ou manipulação emocional.

Chantagem emocional é uma forma poderosa de manipulação na qual as pessoas mais próximas de nós ameaçam, direta ou indiretamente, nos punir se não fizermos o que elas querem.
As alienadoras parentais são mestre na arte de chantagear sabem o valor que damos ao nosso relacionamento com os filhos e nos atacam nesse ponto vulnerável.
Mas por que deixamos exposto nosso “tendão de Aquiles”? Por que cedemos sempre? Por que não podemos dizer o que realmente sentimos, o que temos vontade? Sabemos que somos manipulados. O que sentimos é frustração e ressentimento, e sabemos que desistimos do que queremos para satisfazer essas pessoas, mas não sabemos como evitar isso. Por que permitimos que algumas pessoas nos controle emocionalmente, deixando-nos com uma sensação de derrota?
A resposta é porque é muito difícil reconhecer a chantagem quando estamos envolvidos nela. Talvez o medo de ‘perder’ o filho de vez nos faça ser ‘cegos que não querem ver’.
A seguir alguns itens para ajudar na identificação da chantagem emocional envolvendo o filho.
- A mãe da criança ameaça dificultar sua vida se você não fizer o que ela quer?
- Diz ou insinua que fará alguma coisa contra ela mesma ou que entrará em depressão, se você não fizer o que ela quer?
- Diz ou insinua que seu filho ou filha ficará doente ou muito decepcionado com você se não fizer a tal coisa?
- Você sente medo de não fazer o que a mãe da criança quer?
- Você sente culpa se ela ligar dizendo que a criança esta doente porque você não fez o que ela pediu?
- Ela sempre quer mais, não importa o quanto você vai ceder?
- Ignora ou despreza seus sentimentos e necessidades quando pede para você fazer algo?
- Faz promessas generosas relacionadas com seu comportamento e raramente as cumprem?
 - Sempre o acusa de egoísmo, maldade, de querer demais, de ser incessível e desinteressado, quando você não dá o que ela quer?
- Demonstra uma aprovação exagerada quando consegue o que quer e retira essa aprovação quando você não cede?
 - Usa o dinheiro como arma para conseguir o que quer?
- Te ameaça de nunca mais ver o filho dizendo que sumirá com a criança?
- Faz falsos Boletins de Ocorrência te acusando de crimes que não cometeu, quando você não cede a um capricho dela?
- Diz que por causa de tudo que esta acontecendo a criança não quer mais ir para escola?
- Diz que criança não quer mais ir para sua casa por causa de sua nova companheira?
-Quando você reclama da ausência de convivência com seu filho em alguma rede social a mãe diz que você esta expondo a criança a um ‘estado vexatório’ e que este ‘impacto emocional sofrido’ esta fazendo muito mal para criança?

Se respondeu sim a uma dessas questões, saiba que você é vitima de chantagem emocional, mas você não esta sozinho. Esse é um dilema que afeta milhões de pessoas.
Por mais confiante que pareçam, as chantagistas agem motivadas por altos graus de ansiedade e insegurança. A chantagem é para elas garantia de segurança e poder, coisas que elas não têm!
O único momento que as chantagistas se sentem PODEROSAS é quando nós as atendemos.
A chantagem emocional se transforma para elas numa defesa contra o fato de se sentirem feridas, assustadas, abandonadas, rejeitadas. O filho é a única coisa que restou como laço de um relacionamento destruído. Na verdade a chantagista não passa de uma incompetente que precisa jogar baixo usando uma criança indefesa para alcançar seus objetivos. Só fracassados fazem chantagem emocional!
Como envolve filhos, os comentários e o comportamento da chantagista alteram nosso equilíbrio emocional fazendo-nos sentir medo, vergonha e culpa.
No fundo sentimos também raiva de nós, pois sabemos que precisamos mudar a situação, repetidamente prometemos que nunca mais cederemos, porém mais uma vez somos vencidos, manipulados ou vitimas de uma armadilha. Começamos a duvidar da nossa capacidade para cumprir as promessas feitas internamente ou até mesmo aos nossos familiares e novos companheiros. Com isso perdemos a confiança na nossa capacidade de reagir e enfrentar o problema. Nosso senso de autoestima vai por água abaixo. Talvez o pior de tudo é que a cada vez que cedemos a chantagem emocional perdemos contato com a nossa integridade, deixamos de saber quais são nossos valores e nossos comportamentos. A chantagem emocional é como uma erosão em nossa personalidade e nos tira totalmente o senso de amor próprio.
Compreender por que fazemos estas coisas autodestrutivas é o primeiro passo para mudarmos de comportamento. Pedir para alienadora não agir assim não adiantará (porque, uma alienadora nunca cumpre o que promete). Você precisa agir, precisa dar o primeiro passo.

1-     Comunique à alienadora que não irá ceder mais.
2-     Mostre à chantagista o seu ponto de vista.
3-     Ceda em alguns pontos que você julgue ser ‘picuinha’ sua e troque esse comportamento com a chantagista para que ele também ceda em outros. Por exemplo: se vocês brigam, porque, você não deixa a criança levar um brinquedo que você comprou para a casa dela, ceda e peça para a ex ceder em alguma coisa que você julgue que é um motivo fútil e que não deveriam brigar por ele.
4-     Utilize-se de bom humor fazendo assim com que a conversa seja menos agressiva, muitas vezes fica mais fácil negociar. Caso não converse com ela, arrume um ‘terceiro facilitador’, que pode ser a mãe dela, uma irmã, um irmão, um amigo, um mediador.....
5-     Caso não resolva, contrate um advogado e entre com uma Ação na Justiça.

Mudar de comportamento não é nada fácil. Temos que ter muita perseverança, pois haverá vontade de desistir, mas NÃO CEDA. O rompimento de um padrão de comportamento sempre traz sofrimento tanto para o chantagista quanto para o chantageado. Ambos terão desconforto e sofrimento, mas é necessário para que o relacionamento fique mais saudável.
Para que o chantagista pare com o comportamento é necessário que o chantageado não ceda NUNCA, afinal, alguém só faz chantagem se esta funcionar para alcançar o que se deseja.
Mantenha firme sua posição, porque, se ceder de vez em quando só estará reforçando o comportamento de chantagear e se tornará ETERNA vitima dessa pratica odiosa.

REFERENCIA FORWARD, S. Chantagem emocional; Trad. Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. 3 formas de romper um histórico de chantagem emocional -Taís Bonilha da Silva

 




8 comentários:

  1. Indignada quando uma criança e usada com chantagem devia ter pena de reclusão pra isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Acho ridículo uma "mãe" submeter seu filho/sua filha a isso. Deviam responder judicialmente a isso.

      Excluir
    2. Concordo. Acho ridículo uma "mãe" submeter seu filho/sua filha a isso. Deviam responder judicialmente a isso.

      Excluir
  2. Pior é quem vive de fora vendo isso acontecer mas não consegue fazer o outro enxergar. É muito cansativo. Chego a desistir.

    ResponderExcluir
  3. Texto caiu como luva à minha atual situação. Minha companheira está utilizando um bebê de 25 dias como chantagem para ter o que quer. Realmente, conseguiu me desequilibrar emocionalmente, sinto medo do que ela pode fazer com meu filho para me atingir.

    ResponderExcluir
  4. O melhor que vc pode fazer é assumir que é um estupido, porque ninguem te obrigou a escolher essa mulher, no meio de milhoes de outras disponiveis, mais doceis, mais complacentes, mais carinhosas e vc sofre hoje e sofrera amanha porque decidiu ser masoquista ... Entao se quer continuar sofrendo e maltratado pelo inimigo, sofre infeliz, mas sofre com vontade e para com essa choradeira ... Ou se liberta e seja mais inteligente na sua proxima escolha ou melhor ainda, NAO ESCOLHA MAIS NINGUEM ja que vc NASCEU SOZINHO e vai MORRER SOZINHO ... E nao havera segunda vida e essa passa muito rapido ...

    ResponderExcluir