segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Ano novo, perseverança à todos!

Novo ano se inicia e pensei muito no que desejar à todas famílias alienadas e se eu tivesse que escolher apenas uma palavra ela seria Perseverança.

Eu não vou mentir dizendo que tudo irá melhorar com a chegada de um novo ano e muito menos vou dizer que a luta será fácil.

Sabemos o quão difícil tem sido para o alienado sobreviver às falcatruas do alienador. Os prejuízos emocionais, físicos e financeiros são incalculáveis.
O judiciário com pensamento arcaico pouco ajudou em 2015. Profissionais desatualizados laudaram absurdos nos processos de guarda compartilhada e alienação parental. Juízes se acharam acima da Lei e desgraçaram com a vida de muita gente.

Mas, ‘bola pra frente’. Desistir jamais.

Devemos insistir até nosso último suspiro para que as Leis sejam cumpridas e a convivência dos filhos seja garantida em tempo equilibrado com ambos genitores e sua parentela.

Eu tenho uma esperança brutal que isso aconteça em médio ou longo prazo e por isso passo por cima das decepções como se eu fosse um trator. 
Esmago cada derrota com um rolo compressor e as deixo enterradas e sigo adiante, afinal, a vida só anda para frente.

E é essa mensagem otimista que quero passar a todos que sofrem com esse câncer social chamado alienação parental.

Nossa luta é constante e diária. Não podemos descansar nem dar trégua ao alienador. O tempo corre a favor dele e se pararmos seremos mortos pela ‘máquina’ enferrujada do judiciário.

Pois bem, tenha em mente um Objetivo: a convivência em tempo equilibrado com filho e faça tudo que for possível para alcança-lo!

Andando junto com os objetivos temos as Metas, que são ‘tarefas’ especificas que nos ajudam a atingir nosso propósito.

Não adianta desejar o contato com a criança ausente se não regulamentou as visitas. Não adianta reclamar que o guardião comete atos de alienação parental se não entrou com Ação judicial pedindo para que Peritos avaliem os envolvidos. Ficar sentado no sofá esperando que o filho apareça no seu portão não é uma boa ideia para quem pretende restabelecer o contato.

Em 2016 quem ainda não se planejou juridicamente, se planeje. Organize todo material que pretende usar no processo: e-mails, mensagens, whatsaap, bilhetes, anotações, etc. Crie planilhas e documentos de forma que seja fácil acessá-los quando necessário.

Mantenha-se firme no propósito e DEDIQUE-SE. Motive-se para cumprir cada meta, nada de preguiça!

Contrate advogados comprometidos com a causa da guarda compartilhada. Se nem o advogado compreendeu a Lei, não adianta contratá-lo e ele deve gostar de trabalhar em equipe, porque em vários momentos será imprescindível que trabalhe junto com a psicóloga Assistente Técnica do caso. Os profissionais devem fazer as ‘ciências’ conversar, dessa forma cooperam para que o objetivo do cliente seja alcançado.

Não meçam esforços para superar os obstáculos e eles serão muitos.
Alienador algum cumpre as Decisões judiciais e será necessário muita saúde física e emocional para aguentar os descumprimentos e tomar as ações cabíveis. É muito comum, por exemplo, o genitor ‘visitante’ ir buscar o filho e não conseguir retirar a criança, ou porque, guardião não deixa ou porque, não estavam em casa no dia combinado. Ai entra a DETERMINAÇÃO em lutar e o processo é trabalhoso, não é para qualquer um, pois alienado terá que ‘se mexer’: Procure uma Delegacia de Polícia para fazer um Boletim de Ocorrência de preservação de direitos (descumprimento de ordem judicial).

Próximo descumprimento peça Busca e Apreensão da criança. Informe ao Juiz sobre as desobediências, peça reversão de guarda, enfim, façam tudo que for possível.

O Juiz atenderá aos pedidos? Dificilmente. ‘Sonhemos em terra firme e não no mangue’!

No Brasil a realidade tem sido assim:

Se o guardião viaja com filho sem avisar ninguém, inclusive se isso ocorre num final de semana que seria para ele ficar com genitor não guardião, tudo bem: a criança estava passeando, aproveitando, conhecendo lugares novos – isso é cultura e convivência com parentela extensa. Mas se o não guardião atrasa horas para devolver a criança o atraso vira caso de polícia e se transforma em ‘sequestro’ de incapaz.

Qualquer Falsa denúncia de abuso sexual pode levar o não guardião à prisão, mas quem fez a denúncia quase nunca responde por fraude processual.

Os relatórios psicossociais têm sido os mais surreais dos últimos tempos, não ouvem as partes ou fazem entrevistas via telefone celular. Como conclusão indicam a guarda unilateral geralmente em favor à figura feminina.

Genitores proíbem contato se pensão está atrasada e ainda mandam o devedor para cadeia, cortam a convivência com genitor ausente e toda sua parentela se não guardião inicia novo relacionamento amoroso.

Enfim, o mundo da alienação parental é desleal e maluco, porque é comandado por psicopatas, por isso, nada de ficar na ZONA DE CONFORTO esperando o filho cair do céu. Vencer exige trabalho.
Denunciem os erros nos Conselhos de classe, no CNJ, nos Direitos Humanos, na mídia, em outdoors, camisetas, faixas...Qualquer expressão é válida, só não vale ficar calado e aceitar a vitória da alienação parental passivamente.

Somente juntos todos em prol da mesma causa venceremos, mas para isso temos que tomar as atitudes corretas.

Tem um provérbio africano que diz:

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo."

Trocando experiências seremos fortes e coesos e quando um membro vencer todos aprenderemos com a experiência dele e ficaremos felizes, porque nossa causa é coletiva e não individual!

Foco, determinação, metas, perseverança, força, responsabilidade, constância nas atitudes, firmeza, insistência, empenho, afinco, teimosia, coragem, obstinação é isso que desejo aos alienados em 2016.

Um grande abraço acolhedor e reconfortante para os companheiros de luta.
Meus sinceros agradecimentos a todos que compartilharam suas histórias no decorrer desse ano que se finda.

Aos que me contrataram, obrigada pela confiança em meu trabalho e em mim como pessoa. 

Vou terminar o texto com a Oração da Unidade usada por vários Grupos de apoio:

Eu seguro a minha mão na sua,
E uno o meu coração ao seu.
Para que juntos possamos fazer,
Tudo aquilo que não posso fazer sozinha”.
Um lindo ano de vitórias para nós todos!

Êxito! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário