terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A esposa do pai.

A esposa do pai.
-Você não é minha mãe!
Essa frase não quer calar.
Não sou, mas só mãe biológica pode amar, cuidar, zelar?
Sei que por sua vontade eu nunca estaria aqui.  Nunca fiz parte do seu plano.
Acho que todo mundo cresce esperando ficar adulto na mesma casa que papai e mamãe. Só que muitas vezes nossos planos mudam e não temos controle sobre a vida.
Só que o casamento dos seus pais foi dissolvido e não por culpa minha. Cheguei à sua vida muitos anos depois. Fiz o que pude pra te agradar: fui ouvinte atenta a todas suas histórias, ajudei em tarefas escolares, lavei, passei, cozinhei, preparei bolos, pães de queijo, mediquei, levei e busquei nas aulas, assisti filmes...mas mesmo assim todas as minhas expectativas de fazer parte da sua vida foram frustradas por uma alienação parental totalmente infundada.
Não sou a madrasta/bruxa tão difundida nos contos de fada. Sou apenas a esposa do seu pai. Veja o que diz o dicionário:
Madrasta é aquela que está no lugar da mãe, que casou com o pai e adotou os filhos. e mora junto com eles. O simples fato de ser mulher do pai não é ser madrasta. Se o homem casou com outra mas os filhos continuam com a mãe natural, esta outra não é madrasta.
Jornalistas ignorantes resolveram denominar Ana Carolina Jatobá como madrasta de Isabela Nardoni. Isto é impróprio. A menina tinha mãe.
Fiquei triste quando me disse: - Você não é minha mãe.
Esse lugar é dela, ninguém toma e eu sempre respeitei. Mas não são somente as mães que exercem o papel de cuidadoras. Uma avó, tia, professora, irmã, esposa do pai, etc, podem muito bem fazer com prazer essa função.
Eu queria me ressentir, mas você tornou isso impossível com o seu jeito de ser e eu rapidamente aprendi a ser grata por você ter existido no período da minha vida que meu filho gerado no útero estava longe. Meu coração esta calmo e esperando o seu sorriso. Você foi um presente na minha vida e eu tentei te incluir em tudo. Por mim você estaria em todos os passeios, todas as viagens, enfim, estaria no nosso cotidiano, pois desde o primeiro dia foi amado e aceito.
Não foi sua escolha ser filho de pais separados, mas você tem que superar isso. Para uma mãe pode ser difícil aceitar que a esposa do pai crie vínculos amorosos afetivos com a criança e por isso, pode inventar histórias, difamar, em fim, tenta transformar essa mulher em vilã. A mãe ciumenta pode não querer que o filho pense diferente dela. Tem medo que o filho goste de outra pessoa e que possa viver bem na ausência dela e para isso utiliza-se de manipulações emocionais e isola o filho do genitor e de sua esposa, bem como dos parentes dele.
Com isso, quem sofre mais é você ainda em formação de caráter. Com certeza isso lhe gera angustia, raiva, insegurança, ansiedade, ódio, culpa....tudo isso misturado com amor o que gera uma enorme confusão na sua cabecinha de adolescente, porque ainda não sabe distinguir a realidade e as fantasias dos fatos.
Sabia que a lei 12.318/10 fala sobre isso?  De acordo com IBDFAM[17] (Instituto Brasileiro de Direito de Família), as consequências de uma criança submetida à alienação parental são drásticas e corrompem todo o seu futuro e um dos primeiros reflexos é na escola (e nós ficamos muito tristes com o que aconteceu com você no final do ano letivo):
b) Baixo rendimento escolar: Por vezes associado a uma fobia à escola e à ansiedade da separação - a criança não quer ir à escola, não presta atenção nas aulas, mas também não incomoda os seus companheiros, não faz os deveres com atenção, apenas quer sair de casa, a apatia que mostra relativamente às tarefas que não são do seu agrado alarga-se a outras áreas, e isto é detectado a posteriori, não de imediato, mormente quando na fase das visitações.
(Leia mais: http://jus.com.br/artigos/29822/alienacao-parental#ixzz3Q4jW7C5R)
O pai tem funções importantes na vida do filho e uma delas é na pré adolescência é fixar limites e essa foi a causa de toda confusão daquele 10 de junho. Revolta não adianta, dialogo sim. Quando o filho perde o contato com o pai ele fica em completa disposição de corromper a verdade. Você estará afastado do seu verdadeiro pai – seu pai como ele é e não como dizem a você que ele é. Não se isole.
Estou estudando tudo sobre alienação parental e vou te ajudar quantas vezes for necessário, porque quem se cala é igual ou pior que quem pratica a violência psicológica contra criança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário