quarta-feira, 15 de março de 2017

Crianças mentem e mentem muito bem.

Crianças mentem e mentem muito bem. Observam a pessoa para quem estão contando a mentira, para ver se está sendo aceita ou não.

Qualquer reação positiva do ouvinte faz a criança manter a mentira e muitas vezes prejudicam um ou outro genitor e prejudica a si mesma, porque, dependendo da mentira, a pessoa sobre a qual ela inventou a inverdade ficará afastada talvez por muitos anos, como é o caso de uma adolescente que me escreveu ontem:

“- Eu estou em intenso sofrimento. Já tem alguns anos que eu contei uma mentira. No começo foi bem legal, cheguei até a me divertir e pensei:

- Nossa, posso me candidatar a atriz da Rede Globo.

- Eu tinha na época oito anos, agora estou com dezessete. De um ano pra cá comecei a sentir uma enorme culpa, mas não disse pra ninguém que estava me sentindo depressiva e com ideias suicidas por causa da mentira.

- Me mandaram ir ao psicólogo, porque, comecei a ter um péssimo rendimento escolar, baixa autoestima e até bruxismo eu tive. Sabe o que é, né, é ranger os dentes enquanto dorme.

- Não contei nada pra psicóloga, porque, certamente ela iria contar para o meu pai que é a fonte pagadora, então, eu dizia que estava com síndrome do pânico por causa das provas escolares.

- Então, pra senhora eu vou contar. Eu acusei minha madrasta de ter abusado de mim sexualmente na hora do banho, MAS ELA NUNCA me deu banho! Eu só queria que meu pai se separasse dela, só isso, inventei tudo por ciúmes do meu pai com ela.

- Quando eu arquitetei a mentira eu não tinha a mínima ideia das consequências jurídicas que ela sofreria. Achei que o máximo que iria acontecer era meu pai se separar dela, só que a coitada quase foi presa e pra se livrar do inquérito criminal demorou uns bons anos.

-  Meu pai se separou no dia que eu jurei de ‘pé junto’ que era verdade. Fez ela arrumar as malas e sair de casa e paga psicóloga até hoje, porque, se sente culpado pelo mal que ela ‘me causou’.

Meu pai arrumou outra namorada e minha mãe NUNCA mais deixou eu ir na casa dele e nem deixou ele ter mais contato comigo, porque, ele “não” me protegeu.

Agora o remorso está me matando dia a dia, mas não tenho coragem de contar para ninguém que eu menti, porque, todo mundo acolheu a mentira como verdade.

Eu achei a ex mulher do meu pai no Facebook e me deu uma enorme vontade de falar com ela, mas me acovardei.




- Agora que cresci vi o mal que fiz a todos, principalmente pra mim, pois, cresci com a ausência do meu pai. Tenho receio de um dia sofrer a mesma acusação que fiz, porque é muito difícil que acreditem no adulto. Pensam sempre que a criança diz a verdade.

- Minha madrasta chorava de dar dó, mas naquela época eu não sentia pena dela. Fiquei foi feliz que ela foi afastada do meu pai.

- Hoje sou uma adolescente calada. Tenho medo que minha boca solte o que tento guardar dentro de mim em segredo. O arrependimento está me matando ou vai ainda me matar se eu não arrumar coragem pra revelar a verdade a todos.

- Às vezes eu penso: Se todo mundo já se ferrou mesmo, de que adianta eu contar agora? Já estraguei com a vida deles e com a minha e não sei se vale a pena revelar meu segredo.

- Sinto falta dos meus tios, primos e avós. Minha mãe julgou todos culpados, porque, meu pai morava na casa dos fundos e nunca mais vi ninguém. Nossa, como eu fui inconsequente!”

No momento que contam a mentira as crianças não têm ideia das consequências. Elas apenas se deliciam em serem o centro das atenções mobilizando toda a família, Conselhos Tutelares, Delegacias de Polícia, judiciário, psicólogos, etc., que tentam ‘protegê-las’ ‘do malfeitor’.

A cada dia as histórias vão ficando mais elaboradas, porque, não querem perder a atenção que conquistaram. Quando questionada as crianças respondem o que esperam dela.

A atenção que recebem por terem “revelado” a história fantasiosa, muitas vezes é inédita na vida da criança e por isso, ela prossegue com a mentira para não perder a atenção que conquistou.

Com tanta gente em volta do ‘problema’ elas se sentem especiais e importantes. Aprendem a manipular, enredam-se em mentiras e exprimem falsas emoções.

Depois que a mentira foi aceita por todos como verdade, a criança não tem coragem de voltar atrás e por vergonha de assumir que mentiu, persiste na mentira.

Por isso, MUITO CUIDADO ao aceitar como verdade tudo que a criança fala, pois, muita coisa pode ser invenção para conseguir atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário